4 razões pra fazer cursos profissionalizantes
Os cursos profissionalizantes podem colaborar bastante na função dos jovens no mercado de emprego mesmo não tendo bagagem
Olá, leitores!
Hoje em dia, o mercado de emprego está disputado ainda mais em circunstâncias de adversidade Isso afeta sobretudo os jovens, por isso, buscar atitude de se destacar dos demais concorrentes deve ser considerada.
As chances de empregos, além de estarem cada vez menores, demandam mais habilidades do candidato. Devido a isso, a competição aumenta e conquistar um emprego expõe-se se tornar uma tarefa difícil.
As instituições procuram por funcionários qualificados, logo procurar por cursos profissionalizantes, tecnólogos ou técnicos é vital
Dentro deste argumento podemos unir as mais diversas variedades de escolhas de ramos e segmentos de atuação. Logo todavia é importante o aluno procurar por algum curso profissionalizante que realmente goste.
As escolas técnicas, algumas gratuitas pelo governo, também podem ser a chave de entrada para algumas pessoas no mercado de trabalho. Primeiramente, pela grande quantidade de cursos oferecidos. Em seguida, entre o fator de que tais cursos, além de qualificar os alunos para o mercado de trabalho selecionado, também suprem a necessidade de experiência exigida em algumas vagas.
Isso ocorre porque os cursos profissionalizantes atuam num sistema de ensino diferenciado das escolas comuns e dos cursos superiores. Nessas instituições, os alunos não aprendem apenas na teoria a se qualificar para determinada área de trabalho, mas, também, aprende na prática a exercer a profissão.
Portanto, veja agora o que separamos para todos os interessados em se qualificar através de cursos profissionalizantes.
A importância de um curso profissionalizante na vida de um jovem
Cursos profissionalizantes tem a capacidade de transformar toda a vida de um jovem. Isso porque a maioria das escolas técnicas aceitam jovens menores de idade para estudar uma profissão.
Os benefícios de se buscar uma profissão numa dessas instituições são muitas. Dentre elas, podemos destacar as seguintes:
1 Aprender uma profissão;
2 Ganhar experiência;
3 Ingressar no mercado de trabalho;
4 Conseguir emprego mais facilmente.
Esses benefícios podem ser alcançados pelos jovens formados ou até mesmo cursando uma escola técnica. Além de melhorar o currículo, os cursos profissionalizantes também podem proporcionar um trabalho durante o curso (através de programas de Trainer, Estágios ou Aprendiz) e após o término.
Muitas escolas técnicas que oferecem cursos profissionalizantes trabalham com uma rede de contatos, por isso, muitos alunos podem sair de lá com um emprego garantido.
O SENAI é um bom exemplo de escola técnica de qualidade. São muitos os jovens que procuram a instituição para aprenderem uma profissão.
Os cursos técnicos oferecidos consistem em aulas que você começa a desenvolver o conteúdo, aprendendo um pouco mais sobre uma área profissional. Outro ponto que vale salientar é que, nestes cursos profissionalizantes, após a conclusão, são concedidos certificados de conclusão.
O SENAI concede vagas para alunos de escola pública por meio de uma seleção, tendo em vista que seus cursos são pagos. Então, também existe a possibilidade de fazê-los de forma gratuita.
Outras instituições que oferecem cursos profissionalizantes
estudantes-com-caderno
Obviamente não existe apenas o SENAI a oferecer cursos profissionalizantes, existem diversas outras escolas técnicas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.
Em alguns sites, é possível consultar alguma escola de curso profissionalizante perto da sua casa, como também, saber mais informações sobre cursos e tudo o que a escola oferece.
Um exemplo de site desse tipo é o SISTEC, onde vocês poderão checar a validade nacional das escolas e se a certificação dela é válida pelo MEC ou não. No site, todos poderão procurar por escolas técnicas próximas a sua cidade, pois o sistema é divido por estadose municípios.
Como dissemos acima, as oportunidades que as escolas técnicas oferecem são diversas. Muitas delas gratuitas, nem sempre há necessidade de pagar para obter um ensino de qualidade.
O que é preciso para se fazer um curso profissionalizante?
Vale relembrar que as escolas técnicas são divididas em duas áreas: uma para alunos do ensino público e uma para alunos de escolas especializadas no ensino profissionalizante e ensino comum.
Os interessados podem encontrar escolas onde podem se candidatar e, através da prova, ingressar nos ensinos de uma profissão ao mesmo tempo em que estuda na rede de ensino regular. Ou então, se candidata para uma escola técnica e estuda paralelamente à escola pública, no horário oposto ao ensino médio regular.
Os processos seletivos sempre são através de provas, como se fosse uma espécie de vestibular. A idade mínima para os candidatos é 16 anos.
Então, para todos vocês que tem interesse em fazer um curso técnico profissionalizante, pesquise bem antes de fazer sua escolha.
O importante é sempre optar por algum ramo que tenha interesse, onde possa seguir carreira futuramente. Mas, mesmo que tenha outros propósitos na vida, cursar uma faculdade num determinado curso, vale a pena investir antes num curso profissionalizante.
Muitas pessoas buscam estabilidade profissional através de cursos profissionalizantes, até poderem cursar outra profissão desejada e alcançar seus sonhos.
Para fazer nossos cursos profissionlizantes clique aqui.